À medida que os anos passam, o marketing digital se transforma rapidamente, impulsionado pela inovação tecnológica e uma busca cada vez mais forte por conexões realmente humanas. As marcas estão buscando novas formas de criar experiências que além de atrair, também retêm a atenção do público, alinhando-se com as tendências do marketing digital em 2024.
Saber como se destacar é essencial para que o negócio tenha sucesso. A melhor forma de se destacar é estudando as tendências de mercado. Afinal, se a fórmula sempre for a mesma, ela é facilmente replicável, o que a torna obsoleta.
A maior dor dos negócios é justamente essa busca por agir em urgência todo início de ano em prol de novas estratégias. Mas por que não focar em tendências durante o ano todo?
Além disso, é muito importante olhar para as tendências do marketing digital em 2024 de forma modular, visualizando como podem ser aplicadas ao seu negócio. Por isso, separamos algumas das principais tendências de marketing para 2024.
Tendências do Marketing Digital para 2024:
Growth Marketing
O Growth Marketing é uma abordagem de marketing focada no crescimento sustentável de longo prazo. Diferente do marketing tradicional, que muitas vezes se concentra em campanhas e resultados a curto prazo, o Growth Marketing faz a análise de dados através de experimentação e criatividade para otimizar todas as fases do funil de marketing, desde a aquisição até a retenção de usuários.
Por ser focado principalmente na análise de dados, com o avanço das ferramentas de Big Data e IA, é esperado que as empresas possam coletar e processar informações de forma mais eficiente. Com IA e aprendizado de máquina, marcas podem criar experiências personalizadas, adaptando-se às necessidades individuais dos clientes em tempo real.
O Growth Marketing, uma das maiores tendências do marketing digital em 2024, é ideal por várias razões, especialmente considerando o mercado em constante mudança e a necessidade de estratégias de marketing que focam no LTV. Aqui estão alguns benefícios:
- Crescimento acelerado: O Growth Marketing foca no crescimento rápido e sustentável das empresas, utilizando estratégias que vão além da atração de clientes, engajando-os e incentivando compras recorrentes.
- Retenção de clientes: Através de ações de relacionamento contínuo, o Growth Marketing ajuda a reter clientes, aumentando assim o ticket médio e a lealdade à marca.
- Melhoria da experiência do cliente: Ao focar na experiência do cliente, é possível melhorar a satisfação e a percepção da marca, o que pode levar a um boca a boca positivo e a um crescimento orgânico.
Inteligência artificial
A inteligência artificial está se mostrando cada vez mais uma das tendências no marketing digital, principalmente em 2024, prometendo transformar todas as etapas da experiência do usuário, desde a aquisição até a retenção. Com ferramentas como o ChatGPT, a IA está revolucionando o marketing. Estar atento é crucial, pois não é apenas uma tendência, mas sim uma necessidade para empresas se manterem competitivas.
Um dos principais benefícios da IA é sua capacidade de analisar grandes volumes de dados com uma velocidade e precisão que superam em muito a capacidade humana. Isso permite que as marcas compreendam melhor seus consumidores, antecipem suas necessidades e respondam em tempo real.
Observa-se crescimento na hipersegmentação, com campanhas tão específicas que parecem feitas sob medida para cada indivíduo, alcançando níveis de personalização antes inimagináveis. Com a inteligência artificial, isso vai ser ainda mais impulsionado.
Marcas usam chatbots mais inteligentes, iniciando conversas e respondendo perguntas de forma semelhante a humanos, elevando a experiência do usuário. A capacidade da IA de criar experiências phygital — uma fusão do físico com o digital — está se tornando cada vez mais prevalente, proporcionando aos consumidores uma experiência de compra fluida, seja online ou offline.
Por fim, a IA está, de certa forma, democratizando o marketing. Ou seja, pequenas e médias empresas agora têm acesso a ferramentas de marketing que antes estavam disponíveis apenas para grandes corporações.
Experiência do usuário (UX)
Com a alta das inteligências artificiais, onde grande parte dos profissionais achavam que seriam substituídos por robôs, um aspecto muito importante ficou fora de radar nessa análise: a experiência do usuário. Há controvérsias, mas é praticamente impossível um robô possuir o tato humano, por isso, o trabalho que lida diretamente com o cliente é praticamente insubstituível – mas sempre aprimorável.
A UX está se tornando essencial no marketing digital, refletindo a importância de interações satisfatórias e significativas entre consumidores e marcas. A UX abrange usabilidade, design e emoções, influenciando cada aspecto da jornada do cliente, proporcionando uma experiência holística.
Quando falamos de experiência do usuário, é sobre mais do que apenas uma interface bonita, mas sim a construção de um relacionamento positivo com usuário, mesmo sem o contato direto. À medida que avançamos ano após ano, a personalização avançada está se destacando como um ponto principal do marketing digital, com marcas personalizando cada vez mais a experiência do usuário a ponto de se tornar exclusivo.
Exemplo disso é a integração de tecnologias como realidade aumentada (RA) e virtual (RV) em sites, inovando na interação com produtos e serviços. Imagine experimentar um produto em um ambiente virtual antes de comprá-lo. Isso já se tornou realidade.
A UX também está desempenhando um papel crucial no SEO. Ou seja, os motores de busca estão cada vez mais priorizando sites que oferecem uma boa experiência ao usuário. Isso significa que uma UX de qualidade pode resultar em um melhor posicionamento nas páginas de resultados de pesquisa.
Vídeos curtos
Os vídeos curtos estão se tornando uma das tendências mais marcantes no marketing digital em 2024. O motivo disso é porque estamos na “era da atenção curta”, ou o famoso “efeito TikTok”. Mas isso vai muito além do TikTok. Ou seja, os usuários são bombardeados com uma quantidade infinita de conteúdo em praticamente todas as redes sociais atuais e têm menos tempo e paciência para se dedicar a formatos longos.
A popularidade de plataformas como TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts ilustra a preferência crescente por esse formato. Eles oferecem chance única de cativar consumidores com histórias envolventes e conteúdo interativo, incentivando a participação ativa do público. Além disso, a natureza dessas plataformas facilita o compartilhamento, ampliando o alcance potencial do conteúdo.
O “efeito TikTok” reflete a mudança no comportamento dos usuários, principalmente na geração Z em direção a um consumo de conteúdo mais imediato e gratificante. Pesquisas indicam que o TikTok, com seus vídeos curtos e altamente personalizados, ativa áreas do cérebro ligadas ao sistema de recompensa.
Vídeos curtos são poderosos, transmitindo mensagens claras e cativantes, capturando a atenção da audiência com recursos visuais e narrativas envolventes. Eles são particularmente eficazes para tutoriais, demonstrações de produtos e histórias interativas que permitem ao público escolher seu próprio caminho, proporcionando uma experiência personalizada.
Marketing de influência
E por falar em redes sociais, não poderíamos deixar de fora uma estratégia que começou apenas como um “fenômeno” e hoje faz parte do planejamento de milhares de empresas: o marketing de influência. A ascensão dos influenciadores digitais mostra uma mudança clara na forma como as pessoas consomem conteúdo e tomam decisões de compra.
Com a queda da confiança na publicidade tradicional, os consumidores buscam mais pessoas influentes nas redes sociais para recomendações autênticas.
A previsão é que o mercado de marketing de influência continue crescendo exponencialmente, com estimativas apontando para um valor de mercado que pode atingir até U$69,92 bilhões até 2029. Isso não é surpreendente, considerando que mais da metade das marcas que utilizam marketing de influência possuem lojas e-commerce, e procuram novas formas de alcançar seu público.
Micro e nano influenciadores crescem em importância, com altas taxas de engajamento apesar de seus seguidores reduzidos. Indica uma mudança para campanhas mais nichadas e personalizadas, valorizando autenticidade e conexão genuína com o público sobre alcance em massa.
Marketing modular
O marketing modular é uma nova abordagem estratégica que permite às empresas criar campanhas de marketing flexíveis e adaptáveis, se ajustando às demandas do mercado e às preferências dos consumidores. Nessa abordagem, os elementos das campanhas são totalmente personalizáveis, prontos para serem combinados de diversas formas para atingir objetivos específicos.
A maior vantagem do marketing modular é sua capacidade de resposta às rápidas mudanças no cenário do mercado. Ou seja, as marcas precisam ser ágeis para acompanhar as tendências e a flexibilidade do marketing modular permite que as empresas reconfigurem suas estratégias de marketing de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de reconstruir campanhas inteiras a partir do zero.
Em última análise, o marketing modular representa uma evolução necessária no marketing digital. Sendo assim, é apenas questão de tempo para se tornar uma abordagem global. Isso porque sua capacidade de adaptação e personalização oferece às empresas uma vantagem competitiva muito grande no mercado.
Por isso, a PUBLIKAAH – maior assessoria de marketing do ABC – traz a solução modular, focando nas 7 áreas mais importantes para todo negócio. Os módulos são:
- Gestão e atendimento: Estratégia de growth e gerenciamento de projeto eficiente;
- Gestão de mídia: Gerenciamento de campanhas de marketing nas principais plataformas de mídia;
- Criativos: Anúncios impactantes com copywriting e design alinhados;
- Ambientes: Desenvolvimento de ambientes necessários para realizar as suas conversões;
- Dashboards: Business Intelligence para acompanhamento das principais métricas do negócio;
- CRM: Criação de táticas para administrar a relação com o cliente visando ampliar interações, manter clientela e impulsionar vendas adicionais e complementares;
- Inside Sales as a Service: Desenvolvimento e criação de times de vendas para os clientes.
Gerando Resultados!
Todos esses módulos podem ser escolhidos separadamente conforme a necessidade do cliente através da assessoria de marketing da PUBLIKAAH, que atua com o marketing modular. Assim, é possível personalizar suas estratégias de marketing conforme sua necessidade. Portanto, para saber mais sobre a assessoria modular da PUBLIKAAH, acesse: PUBLIKAAH
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